Sobre a Integrar Sorocaba

A clínica-escola INTEGRAR (Instituição Terapêutica de Grupos de Habilitação e Reabilitação) é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos fundada em 1993, pela iniciativa de pais de crianças com diagnóstico de paralisia cerebral.


O Trabalho desenvolvido pela equipe da INTEGRAR está alicerçado em três eixos fundamentais para o desenvolvimento da criança e jovens e adultos com deficiência: Social, Educação e Saúde.


Os atendimentos clínicos oferecidos pela entidade são nos setores de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Estimulação Visual, Psicologia e Oficina.


Na escola, reconhecida pelo MEC como Núcleo de Educação Especial INTEGRAR, trabalhamos com idéias de Educação Condutiva (Método Petö,na Educação infantil), e ensino fundamental ( do 1º ao 5º ano).


Atualmente a INTEGRAR atende 120 crianças, jovens e adultos com diagnóstico de Múltiplas Deficiências com prevalência da Paralisia Cerebral, que encontram na entidade uma oportunidade de Habilitação, Reabilitação e Socialização, gerando assim uma melhor qualidade de vida.


Paralisia Cerebral é um termo utilizado para “um grupo não progressivo, mas freqüentemente mutável, de distúrbio motor (tônus e postura), secundários à lesão do cérebro em desenvolvimento.”


A lesão pode ocorrer em qualquer momento, desde a fase embrionária até os dois anos de idade. Apesar de a principal característica da paralisia cerebral ser o déficit motor, quase sempre um ou mais distúrbios, decorrente da lesão neurológica, estão presentes: Convulsões, déficit intelectual, alterações oculares e visuais, anormalidade da fala e linguagem, distúrbio de deglutição e etc.


Com respeito aos atendidos por nossa Entidade, sabemos que mais de 70% têm o cognitivo inferior à idade cronológica.

Contamos com um espaço físico de 6500 m², e uma área construída de 1750 m².



Missão

Habilitar, Reabilitar educar e incluir pessoas com diagnóstico de paralisia cerebral e múltiplas deficiências de Sorocaba e região.



Visão

Ser referência no tratamento de pessoas com diagnóstico de paralisia cerebral e múltiplas deficiências, tornando-os cidadãos.




Capacidade Técnica e Operacional


O Trabalho desenvolvido pela equipe da INTEGRAR está alicerçado em três eixos: Social, Educação e Saúde.


Serviço Social: O Serviço Social é a porta de entrada para o atendimento dos usuários da Integrar, pois, compreende-se que o objetivo mor da Instituição é a integração da pessoa com deficiência nas áreas de saúde, educação e social, assegurando e garantindo os seus direitos como cidadãos, valores esses que vão ao encontro da política e da ética do Assistente Social.

A INTEGRAR oferta Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade para pessoas com deficiências e suas famílias, conforme estabelece tipificação 109/2009 e temos ainda como fio condutor as seguintes legislações: Lei nª 8.742 de 07/12/1993, Decreto nª6. 949 de 25/08/2009, Resolução nª145 de 15/10/2004, Resolução nª 34 de 28/11/2011.

Considerando todas as legislações acima citadas, a INTEGRAR oferta serviços para pessoa com deficiência em habilitação e reabilitação.


Educação: O Núcleo de Educação Especial INTEGRAR, conta com uma equipe composta por um Diretor pedagógico e professores com especialização em educação especial para desenvolver as seguintes atividades:


Idéia de Educação Condutiva - Método Petö: Sistema educacional, de origem húngara, que integra o processo pedagógico à reabilitação. Este sistema é baseado num plano pedagógico que facilita à criança explorar o seu interior e tudo que a cerca. Trabalhado na Educação Infantil, com crianças entre 0 a 6 anos de idade, tem superado expectativas, com relação ao nível de independência alcançada pelos alunos. Pois, seu objetivo baseia-se em proporcionar ao atendido o máximo de independência, com o mínimo de adaptação.


Ensino Fundamental I: Tem por objetivo desenvolver um trabalho educacional que promova um aprendizado curricular do Ensino Fundamental I, independente de idade, capacidade física ou cognitiva. A INTEGRAR tem servido a muitos alunos que, após perceberem e acreditarem em seu potencial ingressaram no sistema regular de ensino e deram continuidade a sua vida estudantil. É motivo de orgulho para a instituição ver ex-alunos, com paralisia cerebral e todas suas dificuldades motoras e sociais, ingressando no ensino superior.


Saúde:


Setor Clínico: são realizadas terapias individuais e em grupos com o objetivo de estimular o desenvolvimento neuropsicomotor, linguagem, aptidões, destreza, etc., visando independência e melhoria na qualidade de vida das crianças e dos adolescentes. Para assegurar a qualidade de atendimento prestado, a INTEGRAR conta com equipe técnica composta por Coordenadora da Clínica, Psicóloga, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudióloga, Fisioterapeutas e estagiárias de Terapia Ocupacional.


Oficina: Grupo composto por usuários que tiveram a terminalização escolar e encontram na oficina uma forma de ampliar seus conhecimentos, com o objetivo de desenvolver trabalhos artesanais, além das finalidades terapêuticas sociais e psicológicas.

Nossa equipe

Abilene Alves de Oliveira

Professora

Alexandre Barchi

Serviços Gerais

Andréa Antunes Gregorut Castanho

Fisioterapeuta

Aparecida Alves Moreira de Medeiros

Professora

Aparecida de Jesus Pinto

Serviços Gerais

Arlete Peres Bonvino

Supervisora Administrativa

Cibelle Cristine Pereira

Operadora de Telemarketing

Cleber Fabiano Moraes

Fisioterapeuta

Clélia Maria Vieira Kamonseki

Terapeuta Ocupacional

Elaine Cristina Freitas

Fonoaudióloga

Glaucia Aparecida Oliveira

Assistente Social

Jeniffer Roberta Campioni

Professora

Jocely Regina Pereira de Camargo

Professora

Karin Held Previatti

Estimulação Precoce

Larissa Cardoso Almeida

Estagiária

Laís Helena Oliveira

Professora

Leonardo Oliveira Bastos

Terapeuta Ocupacional

Luciene Alessandra Amorim de Souza

Professora

Marli Aparecida Pegorelli

Coordenadora Clínica

Murilo Torres Machado

Serviços Gerais

Márcia Bellas Tinoco Tidei

Diretora Escolar

Nicéia Alves Cardoso

Estagiária

Nilza Maria Fernandes Leite Oliva

Operadora de Telemarketing

Rosangela Rocha

Auxiliar Administrativo

Rosângela Alves de Camargo

Professora

Tatiane Filietaz Almeida

Psicóloga

Tatiane Titoneli Barbosa

Estagiária

Valéria Ferreira Ramos

Monitora

Vilma Nunes Medeiros

Professora

Galeria de fotos

Confira fotos de projetos, eventos e novidades

Ver galeria