Programa

#Programa

Clinica

O profissional que trabalha em habilitação e reabilitação deve considerar aspectos físicos, sócio econômico e cultural quando organiza um plano de atuação em uma instituição. O trabalho deve ser organizado dentro de uma proposta multidisciplinar, para que se tenha uma visão holística do paciente.


Objetivos Específicos

  • Promover atendimentos multidisciplinares, para habilitação, reabilitação e inclusão do paciente com paralisia cerebral. 


Objetivos gerais

  • Promover a habilitação e/ou reabilitação do paciente visando melhora da qualidade de vida e inclusão social. 
  • Promover a integração dos pais e/ou responsáveis do paciente ao convívio familiar e na sociedade.


I - Setor de Fisioterapia


A Fisioterapia Neurológica tem por objetivo tratar com eficácia os distúrbios relacionados minimizando os efeitos da incapacidade, seja ela permanente ou não e readquirir a máxima independência funcional possível. Ela atua na restauração de funções como a coordenação motora, o equilíbrio, a força e os movimentos.

Os resultados variam por muitas razões, como o grau do dano neurológico permanente, quais partes do sistema nervoso são afetadas, idade e capacidade anteriores do paciente, estado mental, motivação do paciente e condições associadas.

Entre vários métodos e técnicas utilizados, aplicamos o conceito  neuro-evolutivo de Bobath.



II - Setor de Terapia Ocupacional

Tem a responsabilidade e a capacidade de mostrar o mundo ao indivíduo através da atividade. Ela deve propiciar a busca das capacidades intrínsecas e/ou remanescentes do indivíduo para adquirir assim o nível mais alto possível de independência no desempenho das tarefas diárias, utilizando ou não adaptações.

Através da avaliação serão traçadas metas, baseadas nas necessidades específicas de cada paciente compatível com suas capacidades: sensomotoras, intelectual, social e econômica.

Entre vários métodos e técnicas utilizados,aplicamos o conceito  neuro-evolutivo de Bobath e Integração Sensorial. 


III - Setor de Estimulação Visual


Todos nós sabemos que a visão transmite o conhecimento do meio ambiente.  Portanto, a importância do estímulo visual (saber usar a visão de forma adequada) está presente em todos os aspectos do desenvolvimento global do paciente desde o nascimento.

Através da estimulação visual o paciente aprende a usar melhor o resíduo visual e consequentemente controlar melhor seu movimento.


IV - Setor de Fonoaudiologia


Relacionada aos distúrbios da comunicação humana, este setor tem como objetivo primordial, trabalhar os aspectos decorrentes da alteração neurológica associadas à comunicação como a fala, linguagem, audição, cognição, leitura/escrita, comunicação (oral ou alternativa), motricidade orofacial, e funções estomatognáticas. Proporcionando ao paciente oportunidade de compartilhar experiências cotidianas, melhorando assim sua relação inter-pessoal e auto estima, de acordo com suas necessidades e especificidades para melhor qualidade de vida.



V – Setor de Psicologia


O setor de Psicologia da entidade visa acolher todos os pacientes, de acordo com a necessidade. Pais e responsáveis também compartilham do serviço, dado que convivem com as dificuldades e obstáculos do dia a dia, muitas vezes são cuidadores constantes e indispensáveis à vida do paciente.

A atenção às dificuldades de pessoas com múltiplas deficiências não retira a necessidade de um atendimento voltado à educação, cognição e socialização, o que permite novas propostas de intervenção e tratamento.


VI - Grupo Clínico


Sendo o grupo o principal veículo para as relações interpessoais, promove troca de experiências entre pais, pacientes e terapeutas, trás proximidade rompendo barreiras, preconceitos, favorecendo uma convivência harmoniosa.

Torna o trabalho dinâmico, e com visão global das áreas de atuação: fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional.

Promove socialização, momentos lúdicos e competitivos, favorece para que as orientações e o trabalho realizado no grupo passem a ser utilizados em casa, resultando melhora na qualidade de vida.
Compartilhe nas redes sociais!